Como o celular pode ajudar na preparação para concursos públicos?

Olá, amigos Prolunos!

Como estão nos estudos?!

No fim de semana passado tive problemas com meu celular e, desde então, foram cinco dias sem o aparelho até ser resolvido o problema. Mais do que a comunicação através dele, a falta maior foi do que ele proporciona para agilizar as minhas tarefas diárias. Ele não tanto, os aplicativos. Notícias, agendas, atividades, planejamento, controle, tudo isso e muito mais estão nele. Mas como algo (celular) que pode ser até motivo de distração tem a ver com estudos para concursos públicos?! Tudo!

Junto com o foco, horas de estudo e disciplina, a tecnologia também pode ser nossa grande aliada rumo à aprovação. Por meio de aplicativos, os nossos smartphones ganham funções que trazem mais produtividade aos nossos estudos. Que tal fazer mapas mentais, planejar as atividades, cronometrar horas de estudo, ordenar as revisões, fazer questões por touchscreen? E fazer tudo isso enquanto está no transporte público, ou no horário do almoço do seu trabalho, ou realizando afazeres domésticos? Isso é sensacional, não é mesmo! Organização e otimização do tempo na palma da nossa mão.

Para tanto, falaremos sobre como os aplicativos podem ser nossos aliados. Já falamos em outro artigo sobre como as redes sociais (clique aqui) nos ajudam, hoje daremos dicas de aplicativos para celulares e suas funcionalidades que são um auxílio e tanto nos nossos estudos e na consequente conquista do sonhado cargo público. 

TRELLO – Confesso para vocês que comecei a usar o Trello recentemente. Desde então tem sido um catalisador na minha organização. Ele possui listas versáteis, em que você pode organizar suas atividades de estudo ajustando os quadros com listas de acordo com o que é realizado. Podem ser criadas listas com o que você precisa fazer, o que está fazendo e o que já foi concluído, podendo essa funcionalidade ser aplicada em torno de disciplinas e conteúdo que precisam ser estudados. Ou seja, o Trello pode ser usado conforme o objetivo de cada usuário. Há também possibilidade de editar, adicionar e especificar as tarefas. O aplicativo pode ser usado tanto por uma só pessoa, como para trabalhos ou estudos em grupo, por exemplo. Neste último caso, à medida que as tarefas forem realizadas, um email automático é enviado para todos.

APROVADO – Palavra bonita, não é mesmo. É algum aplicativo que já nos deixa aprovado? Não! Para isso, ainda é ter organização, foco, disciplina e estudo. No aplicativo Aprovado você cadastra e organiza as disciplinas que precisa estudar e, a partir de então, pode contabilizar com um cronômetro e registrar suas horas de estudo, onde você vai saber quanto tempo estudou para determinada disciplina e se conseguiu atingir a sua meta diária. A sua evolução, as prioridades para cada matéria/conteúdo e desempenho são mostrados com a ajuda de gráficos. Vale destacar que ele não precisa de conexão com a internet.

EXAMTIME – Este é, talvez, um dos aplicativos mais completos, pois reúne diversas ferramentas somente nele. Por meio do ExamTime o concurseiro pode criar mapas mentais; FlashCards; quizzes (perguntas que testam seu conhecimento estudado. Ainda pode desafiar seus companheiros de jornada, bem como professores); notas (você cria e organiza suas anotações, que podem ser organizadas por pastas, temas, datas e personalizar da forma que for melhor. Ainda podem ser inseridas nelas imagens, vídeos, links e arquivos); e planos de estudo.

                       

TOCALIVROS - Criado por uma startup brasileira, o aplicativo é uma livraria de audiolivros. Você pode buscar por categorias o livro que quer ler (Clássicos literários, Direito, Legislação...), no caso, literalmente ouvir o livro, enquanto está dentro do ônibus à caminho do trabalho, nos afazeres domésticos em sua casa, ou na academia, por exemplo. Transformar todo esse tempo também em horas de estudo. Há alguns dias atrás, enquanto eu estava no caminho, de carona, para uma aula, pelo meu celular e com um fone de ouvido aproveitei para ouvir um audiobook com a Lei 8112/90 e dar aquela boa revisada, com facilidade e mobilidade. 

PARTIU REVISAR – Já falamos no artigo O Poder da Revisão sobre o porquê de revisar, estudos direcionados e também técnicas para fazer revisão. Paralelamente, trouxemos hoje aqui um aplicativo fácil de usar e que tem a função de agendar as revisões, onde você saberá em qual dia revisará determinado conteúdo, assim como também quantas vezes já foi revisado. De acordo com o desenvolvedor do aplicativo, que também é concurseiro, o Partiu Revisar é baseado nos estudos sobre a "Curva do Esquecimento", realizados pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Neste sentido, a ideia é realizar revisões cíclicas, relembrando o conteúdo em tempos cada vez mais espaçados, para obter novamente 100% da curva de aprendizagem.

ACORDO ORTOGRÁFICO 2016 – Ainda restam muitas dúvidas sobre o novo acordo ortográfico? São muitos detalhes, sabemos bem. Portanto, para que não haja confusão na sua cabeça por conta das novas regras, este aplicativo deixa você a par de tudo que mudou em nossa língua portuguesa. É um guia de palma da mão que proporciona uma consulta rápida das novas regras da escrita; alterações introduzidas no vocabulário; consulta da grafia antes do acordo e depois do acordo; listagem das regras aplicadas em cada vocábulo; além de alterações de vocabulário no português do Brasil e no português dos restantes países lusófonos. E o melhor! Não precisa estar conectado à internet.

                                     

TÁ NA MÃO – Fazer questões é parte crucial do processo de estudos. A teoria sem a prática nada resolve e, assim, a sua aprovação estará muito longe. Para não haver desculpas, responder questões também está na palma da sua mão. Que tal fazer isso pelo seu celular, enquanto está dentro do ônibus voltando do trabalho ou do cursinho?Com o Tá Na Mão você seleciona a disciplina que estudará e faz uma filtragem das questões por banca organizadora, órgão, ano, cargo e nível de escolaridade. Também podem ser feitos simulados. Além disso, é possível acessar um gráfico para acompanhar o desempenho e, assim, fazer uma avaliação de nosso estudo.

 TáNaMãoFree Concursos Questões: miniatura da captura de tela

SELF CONTROL – Dependendo para qual finalidade vai ser utilizada na hora de estudo, a navegação na internet pode ser uma grande distração tirando, assim, o foco. Para evitar isso, o Self Control nos ajuda. Esse aplicativo bloqueia o acesso a sites e servidores de email, por exemplo, que nos distraem e que não precisam ser acessados no nosso horário de estudo. Para tanto, basta definir um tempo em que esses sites devem ficar bloqueados. Caso tenha colocado durante 3 horas, o celular pode ser até reiniciado, mas o acesso aos sites bloqueados só volta após essas 3 horas, ou seja, do término de qualquer tempo que é estabelecido por nós. Vale frisar que toda a internet não ficará bloqueada. Você pode selecionar na lista branca os sites que precisam utilizar e na lista negra os que devem ser bloqueados por determinado horário.

  Self Control for Study: captura de tela

Convém destacar que os aplicativos são apenas ferramentas de auxílio na nossa preparação. Eles jamais devem substituir horas de estudo, os livros, os resumos, as videoaulas, que, além de outros, são materiais imprescindíveis para adquirir conhecimento de cada conteúdo. Além disso, assim como as redes sociais, os celulares devem usados com sabedoria, isto é, utilizá-los para o que realmente interessa a você, no momento. Portanto, aproveite nossas dicas de aplicativos (muitos outros estão disponíveis de forma gratuita ou paga), baixe-os e utilize-os como um grande diferencial na sua preparação: organização e otimização de tempo. 

Grande abraço e bons estudos!!!

Artigo escrito por Nahiza Monteles

Veja também

Deixe seu comentário