Concurseiro e Redes Sociais: uma união feliz. Saiba como!

Olá, amigos Prolunos!

Como estamos?!

Você já acessou seu facebook hoje? Seu instagram? Tem twitter? Já segue a nossa fanpage(Proluno) e nosso ig no instagram(@proluno)? Pois caso não, antes de ler este artigo, aproveite, nos siga e saiba sobre nossos cursos, artigos, Live Class e novidades sobre concursos. Acessando minhas redes sociais, como de praxe, lembrei de quando são iniciados os estudos para concurso. As pessoas que não estão inseridas nesse universo imediatamente falam: “Agora é só estudo. Sem saídas e redes sociais”. Já aconteceu isso com você?! Creio que sim! Mas será que elas são mesmo vilãs para os concurseiros?! Sigo a máxima de que tudo demais é veneno. Portanto, como para tudo na vida, com as redes sociais não poderia ser diferente. No entanto, o nosso papo de hoje vai mostrar que estudar para concurso e ter rede social tem tudo a ver.

Se você é um estudante que tem a hora certa de usar redes sociais, de uma forma que não atrapalha seu propósito, aconselho a não deixá-las. Dá perfeitamente para conciliar estudo e os seus perfis nessas plataformas. Por isso, trouxe alguns bons motivos que corroboram essa afirmação e de como utilizá-la ao seu favor.

Facebook – quando você escolhe em qual concurso irá focar certamente vai até seu perfil no facebook e procura os grupos com acesso permitido relacionados à área escolhida, não é mesmo?! Alguns possuem mais de 200 mil participantes e são genéricos, outros são bem mais específicos, como Concurso AFT, Concurso Sefaz-MA 2016. Criar um grupo de estudos ou mesmo participar de um o ajuda bastante. Lá é possível encontrar indicações de livros, troca de materiais, de informações relevantes sobre concursos, de tira dúvidas de questões com os participantes, debates sobre temas controversos, jurisprudências, Resoluções e etc. Além disso, todos os sites sobre concursos, professores e também sites relacionados, como Senado Federal, STF, dentre outros, estão também no facebook. Assim, pode encontrar em um único lugar, tanto atualização de notícias, como integração e troca de conhecimento com pessoas de todo o país que estão no mesmo barco que você. Por falar em grupo, participe dos nossos: Proluno e tem também o SuperCast (basta solicitar a inclusão).

Instagram – nessa ferramenta também encontram-se os seus amigos, sites relacionados a concursos e professores, só que todos focados em imagens. Muitos professores, por exemplo, lançam sorteios de livros no instagram, em que você precisa apenas curtir a foto da promoção, fazer um repost ou marcar amigos na publicação. Alguns perfis, ou melhor, Ig, também foram criados especificamente para interligar concurso/instagram. Temos o Finalmente Concursado, que leva o exemplo de quem já foi aprovado para incentivar quem ainda percorre o caminho para a posse. Também há outros, como Ritmo de Concurseira, que são concurseiros como você, só que preferiram não se identificar e criaram um perfil voltado para nosso mundo. Eles postam fotos do lugar onde estudam, do dia a dia de estudo, dicas de como usar os materiais (cadernos, fichas-resumo, post-it), bem como organização (calendários, planilha de revisões, leitura das leis).

Paralelamente, alguns são direcionados para trazer mais leveza para esta rotina nada fácil. É o caso do instagram @nocasoconcurseira. A dona do ig publica vídeos bem humorados contando fatos e situações por quais todo concurseiro passa. Há uma identificação imediata com aquilo que se vê. Além disso, no instagram também há perfis(Amo Direito, Direito no Ig...) que publicam diariamente fotos de notícias, dicas e atualizações de Súmulas e Jurisprudências, onde conseguimos obter uma visualização rápida da novidade trazida.

Twitter – são permitidos apenas 140 caracteres, portanto, nada extenso. Esta plataforma é o lugar ideal para se manter atualizado sobre o mundo de uma forma geral, bem como o assunto mais em voga. Aqui é o termômetro do que é destaque diário. Não é só sobre concurso. Concurseiro tem que estar bem informado sobre tudo. Além disso, pode haver interação através de hashtags, assim como encontrar informações sucintas, seja de resumo de concursos com inscrições abertas ou até mesmo de artigos, mas que conterão links que direcionarão você para ampliar o assunto.

Periscope – aqui é um aplicativo que pode também estar associado à sua conta no Twitter. Tem como enfoque a transmissão de vídeo ao vivo, que fica disponível depois por até 24 horas. Também pode ser salvo no smartphone. Você é notificado no momento em que ocorre a transmissão, podendo assistir de qualquer lugar, assim como fazer comentários que aparecem simultaneamente na tela. Há um incentivo na troca de experiências entre aluno e professor, ao passo em este pode indicar livros, artigos para que seus seguidores leiam para depois debater pela transmissão ou mesmo propor que eles mesmo relatem o que querem ver. O aplicativo também mostra eventos ao vivo, como aulas, assim como os bastidores delas. Outro ponto importante é a atualidade. Professores fazem bastante uma interligação da disciplina com a nossa realidade. Um exemplo que vemos é relacionar Direito Constitucional com os assuntos políticos que estamos a vivenciar, colocando em destaque a disciplina em torno disso e explicando sobre rito do processo de impeachment, sobre foro privilegiado, atuação do STF, dentre outros.

A proposta do Periscope nos remete bastante a nossa Proluno. Aqui em nosso site você encontra cursos com videoaulas AO VIVO. Um jeito exclusivo em todo o país de compartilhar conhecimento entre o aluno (concurseiro) e professor. É como se você assistisse a uma aula presencial com os melhores professores, só que em forma de videoaula e com a mesma interação. E o melhor! De onde você estiver. Mas se você possuir apenas dúvidas em determinados assuntos e questões, nós também pensamos em você. Na Proluno você se cadastra, fala qual a dúvida quer eliminar de vez e nós encontraremos um professor para saná-la. Poderá ver quais professores estarão disponíveis e escolher, marcando uma data e hora para a aula acontecer, tudo isso dentro de nossa plataforma. Prático, não é?! Aproveite para navegar pelo nosso site e veja nossos cursos, Live Class e nosso time excelente de professores.

Whatsapp – claro que não deixaríamos de falar do que, provavelmente, todos nós utilizamos. No nosso caminho com certeza encontramos muitos que não possuem as redes sociais até então mencionadas, mas que não deixam de ter o whats. O ponto alto aqui é o diálogo (seja de forma escrita ou por áudio) e a troca instantânea de informações. Imagine a seguinte situação. Você está no seu horário de estudos, resolvendo exercícios. Uma dúvida surge e você pode perguntar diretamente para um professor (muitos disponibilizam o seu contato para os alunos) que, provavelmente, dará uma resposta rápida, se comparada com a espera para ir a uma aula e sanar a dúvida. No Whatsapp também são criados grupos, onde muitos participam até mesmo professores que motivam, posta links de artigos, de vídeos relacionados, dicas rápidas e também orientações. Tudo isso na velocidade que o whats proporciona.

É impossível fechar os olhos para o poder já consolidado das redes sociais. As palavras de ordem são interatividade, encurtar tempo e espaço, comunicação global. E por que um concurseiro é que teria que ficar de fora disso? Justamente alguém que tem que estar inserido no que pode ser relevante para o objetivo, bem como para a vida? Elas podem, sim, ser fatores de suas distrações, caso não seja usada para seu propósito ou de forma demasiada. Por isso, dentro de sua rotina, tire minutos cronometrados para acessá-las (horário do almoço, intervalo de um turno de estudo para outro, ou antes de dormir). Caso não consiga, abandone aquelas que levam mais o seu tempo. Mas se ainda assim não souber conciliar, volte a tê-las apenas quando já estiver empossado no cargo que almeja.

Durante as aulas é impossível ter acesso a uma gama ampla de informações. O tempo não permite. Muito do que se aprende nelas, complementamos debatendo em fóruns, em grupos no whatsapp ou facebook, acessando o periscope. Diante disso e de todas as vantagens que já foram expostas aqui, é mais válido usar as redes sociais a seu favor, do que evitá-las. Além de técnicas, dicas, sites, materiais, manter contatos com pessoas de toda a parte do país que estão na mesma caminhada, têm a mesma rotina, desejos, angústias, conhecimento, ou até mesmo que já passaram por tudo isso, conquistaram o que deseja podem ser fatores de incentivo e motivação para você.

Se usa as redes sociais a favor do seu estudo e objetivo, pois também nos encontraremos nelas. Até o próximo artigo e bons estudos!

Facebook: Proluno

Instagram: @proluno

Artigo escrito por Nahiza Monteles

Veja também

Deixe seu comentário