Veja 8 dicas de como otimizar a leitura

Você senta para estudar, olha o cronograma e vê que para o dia e horário a atividade a ser feita é a leitura (pdf, livro...) de determinando conteúdo de uma disciplina. Iniciando a atividade, você desconecta de tudo que pode tirar sua concentração e começa a ler atentamente.

Mesmo diante de tudo isso, quando a leitura é concluída, horas depois parece que nada foi aprendido. Identificou-se?! Pois é, saiba que essa identificação ocorre em grande parte dos concurseiros. E muitas vezes isso não é somente sensação.

De fato, o pós leitura não foi eficaz. Concurseiro(a) tem um número enorme de conteúdo para ler. Então é fundamental que se adote estratégias de como alinhar leitura, tempo e eficácia. Por isso, nós da Proluno vamos te ajudar.

Veja abaixo algumas dicas e técnicas simples que vão otimizar sua leitura, fazendo com que você apreenda o conteúdo e ainda faça em um tempo realmente necessário.

#Concentração

Pode parecer óbvio falar, mas é necessário sempre ressaltar que, mais do até qualquer outra atividade, a leitura exige o máximo de concentração.

E para atingir isso, dentre algumas ações, tem que deixar o celular de lado, estar em um ambiente adequado de estudo (se sua casa não tem dado mais certo, tem bibliotecas públicas e salas de estudo) e também estar com postura correta na cadeira e também que esta seja confortável e adequada para os momentos de estudo.

Algo fora disso pode causar distração e, consequentemente, uma leitura nada eficaz. E para saber mais sobre como se concentrar, veja aqui 6 dicas de como manter a concentração.

#Passe o olho por tudo

Antes de começar efetivamente a ler, passe o olho pela parte da matéria que vai estudar, isto é, folheie o material e dê aquela leitura rápida para que saiba o que te espera no conteúdo e não te traga grandes "surpresas". No início e final de cada parágrafo é onde geralmente estão as ideias norteadoras de cada texto.

Nesse processo também identifique e destaque as chamadas palavras-chave, para nortear a sua compreensão do texto. Com o tempo, você fará isso com muita naturalidade.

#Faça pausas

Impossível assimilar o conteúdo lendo durante 1 hora sem parar. Faça pausas de acordo com sua necessidade. Como dica, há a técnica do pomodoro. Clique aqui e veja. E durante a pausa não é para entrar no facebook, instagram, whatsapp. Nesse momento, beba água ou faça um lanche rápido ou faça um alongamento.

#Leia com a finalidade de compreender

Com tanta matéria para estudar, com tanta leitura para se fazer, acaba-se, mesmo sem querer, lendo apenas por ler, apenas para cumprir o cronograma, lendo preocupados(as) com o tempo. Muitos também leem pensando “vou ler rápido porque com os exercícios eu aprendo tudo”. Será?!

Leia com o objetivo de compreender o assunto. “Ah, mas vai levar muito tempo”. Pode até ser, mas é uma “perda” de tempo que vale a pena. É importante que compreenda logo cada termo, cada parágrafo para depois não ter que reler duas, três, quatro vezes algo e estudar tudo novamente.

Paralelamente, quando encontrar algo no texto com difícil compreensão, que realmente não dá para entender sozinho(a), destaque a parte e recorra a uma videoaula ou a algumas questões sobre para saber como se cobra e o entendimento. E durante todo o resto do texto, faça-se perguntas e, logo após a leitura, resolva questões para também ver, de outra forma, o que toda a leitura passou para você.

#Ligação com o dia a dia

Relacione a leitura com algo prático e, melhor ainda, com algo do seu dia a dia, se possível. Acredite, sempre vai ter exemplo real para relacionar com determinado conteúdo de concurso público. Quando se faz essa conexão com a sociedade da qual faz parte ou com algo relevante na sua vida, a informação fica na memória e a aprendizagem se torna algo mais concreto, pois o cérebro trabalha com essas ligações.

É preciso desenvolver essa capacidade de fazer interligações. Caso contrário, a leitura vai ser algo apenas para cumprir tabela e enfadonho. Enquanto lê, use perguntas como “Como isso se relaciona comigo? O que isso tem a ver no dia a dia? Como integrar isso na sociedade?

#Faça anotações

Envolva-se com a leitura. Nesse caso, é fazer anotações, grifar, escrever, fazer resumo. Quando você se envolve desta maneira, torna-se um sujeito ativo da leitura, faz parte daquele momento e, assim, conseguirá apreender melhor o conteúdo.

#Leia sem subvocalizar

Evite ler pronunciando sem emitir sons. Isso traz incômodo mental, além do que, de acordo com o jornalista, professor da área, editor de livros e colunista da revista Época, Danilo Venticinque, “a fala é muito mais lenta do que a visão. Se nos acostumarmos a ler sem subvocalizar cada palavra, leremos muito mais rápido”.

#Leitura em voz alta

Já quando você se deparar com algo de destaque e de importância para o seu estudo e paras provas que virão, leia em voz alta, pois assim, depois de tantas palavras, linhas e parágrafos, essa parte importante ficará como uma ressalva em sua memória.

A leitura é crucial em tudo. Quando você vai fazer exercícios ou já a prova do seu concurso, saber ler o que as questões pedem levará você a grandes chances de acertar, pois compreenderá melhor o que as assertivas pedem. E isso só será conseguido com muita prática de leitura. Além de seguir todas essas dicas, procure sempre ler mais, e não só os conteúdos para concursos. Leia livros que gosta, leia jornais, leia artigos, leia tudo até adquirir o hábito de ajustar sua forma de ler e aprender a gostar de ler.

Bons estudos e boas leituras!!!


QUER UMA AULA GRATUITA DE RACIOCÍNIO LÓGICO?

ACESSE ESTA AULA DO PROF. PAULO HENRIQUE (PH), É GRÁTIS:

Veja também

Deixe seu comentário