Como usar Gatilhos Mentais para Bombar o seu Aulão Online

Quem é professor sabe ou imagina o quanto é complicado organizar um aulão presencial. Para que o evento fique pronto é um desgaste só, tanto físico quanto psicológico.

Você precisa pesquisar preços do local para o evento, dimensionar o público, cotar o valor dos materiais impressos a serem utilizados no evento, acompanhar a execução, administrar as matrículas, contabilizar valores e ainda se preocupar em divulgar. Ufa! Cansei só de listar os afazeres de forma macro. E o pior, é que cada uma dessas atividades se desdobrará em outras tantas, tornando a realização de um evento presencial muito enfadonho do ponto de vista da execução.

Além desse desgaste, temos um outro complicador para os aulões presenciais. O professor, sei o que é isso, não se sente confortável para arriscar, pois precisa ter um público muito consolidado para montar um evento presencial, pois os custos são altos e se não houver o público suficiente no dia, o prejuízo será certo.

Para professores que querem realizar os seus aulões de forma mais barata e com menos risco econômico, os aulões online se apresentam como uma excelente alternativa. O custo é infinitamente inferior e a praticidade torna possível realiza-lo com uma frequência maior, e consequentemente engajando o público e aumentando a rentabilidade dos eventos.

Embora muitos professores reconheçam as vantagens dos eventos online, não se sentem seguros para lança-los, pois acha que é um formato menos atrativo do que o presencial. Veja! O uso da tecnologia e do mundo online para propagação do conhecimento já é uma realidade, e a tendência é que esse meio seja cada vez mais usado. Praticamente todos os alunos tem acesso, na maior parte do seu dia, ao celular e ao computador. É razoável negar essa realidade?

O professor precisa perceber é que não é questão de atratividade do meio online, mas de marketing para convocação do seu público. Para o sucesso da sua aula online, a divulgação deve ser construída também nos meios online, e não só no presencial, utilizando-se de ferramentas como Instagram, Facebook, Whattsapp e e-mail.

Você divulgando adequadamente o seu aulão nos meios off-line e online, ele sem dúvida será um sucesso! Para saber como impactar centenas de alunos clique aqui e se matricule no Webinar

Para maximizar o engajamento, você pode utilizar 3 três gatilhos mentais para maximizar o resultado do seu evento no mundo online. São eles: especificidade, autoridade e escassez. Trataremos de outros gatilhos muito poderosos no nosso Webinar de 15/08, às 20h, como o da urgência e da prova social. Quer conhecer mais sobre eles? Clique aqui.

Os gatilhos mentais são mecanismos facilitadores do nosso cérebro na tomada de decisões, ou seja, eles auxiliam o cérebro do aluno decidir entre ir à praia ou assistir o seu evento online? Entre assistir o seu evento ou de outro professor? Consegue perceber a importância de conhece-los?

Vamos direto ao ponto! Um dos gatilhos mentais mais poderosos é o da autoridade.

O aluno sempre terá opções de aprender com mais de um professor. Dificilmente você será o único professor da disciplina na sua cidade ou região. Qual ele escolheria? Sem dúvida, o que tem maior autoridade.

Vou mudar o exemplo para que você entenda a visão do aluno. Caso você fosse um coordenador de um curso e tivesse que contratar um professor. Você encontrou dois professores com perfil para contratação. Um é totalmente desconhecido, e está no começo da carreira, e o outro tem diversos cursos, inclusive online, e um livro publicado. Qual dos dois você preferiria? Qual dos dois o aluno preferiria ter aula? Sem dúvida, ambos prefeririam o que tem maior autoridade, ou seja, tem diversos cursos e um livro publicado.

Aqui fica a dica! Aumente a sua autoridade fornecendo conteúdo de qualidade! Os aulões online pode te auxiliar nisso.

O outro gatilho mental muito poderoso e útil ao professor é a escassez. Embora todo professor queira, ainda que inconscientemente, ter o maior número de alunos possível, a escassez funciona como mecanismo importante para agregar valor ao seu conteúdo. Ninguém dá valor ao que tem na totalidade sem pagar. Aqui é importante o professor dosar o conteúdo gratuito e o conteúdo pago. Fornecer muito conteúdo de qualidade gratuito, mas restringir alguns conteúdos apenas aos pagantes.

Por que o ouro vale muito? Por que o diamante vale mais do que o ouro e a prata? Porque é mais escasso! E como posso usar isso na minha vida de professor?

Você pode utilizar para restringir o seu conteúdo a um grupo de alunos, agregando valor aos alunos “vips”, e diferenciando os públicos. Ao usar essa estratégia, o seu aulão online pode reafirmar a sua autoridade, e se tudo for feito corretamente, gerar um frisson entre os alunos. Nos aulões seguintes, os que não participaram e que tem interesse no seu conteúdo, correrão para se matricular, pois as vagas serão limitadas, ou seja, serão escassas.

Quer saber como usar melhor esse gatilho? Cadastre aqui para ser informada do Webinar.

O último gatilho que vamos tratar aqui é o da especificidade. Ao anunciar a sua aula online e seu curso. Seja específico! Tente ir direto ao ponto, pois devido ao excesso de informação disponível atualmente, nenhum aluno dar atenção a chamadas genéricas, como “O melhor curso de Direito Constitucional” ou “Método da Aprovação”. Vá direto na dor do aluno, e seja específico, que ele te dará a atenção necessária. Como assim? Olha como é mais interessante quando anunciado assim “ Curso de Direito Constitucional para Polícia Federal com base no último edital e conteúdo sistematizado a partir de questões” ou “Método de estudo para OAB, com acompanhamento semanal e avaliação de desempenho durante todo o ciclo”.

Creio que esses três gatilhos pode ajudar verdadeiramente o professor na comercialização do seu conteúdo. Para saber sobre mais gatilhos mentais e as ferramentas da Proluno para tornar a sua aula online realidade, acesse o grupo do Whattsapp do evento aqui.

O Webinar “Como realizar aulas ao vivo e impactar centenas de alunos” será realizado no dia 15/08/2019, às 20h. acesse o grupo do Whattsapp do evento aqui. 

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