De olho nas Atualidades - 2ª Semana de Maio

Olá concurseiros! Continuando o nosso novo projeto “De olho nas Atualidades”, vamos para mais um levantamento dos principais acontecimentos da segunda semana de maio.

Brasil

Política

De olho nas atualidades - Temer

- O inquérito que apura se o presidente Temer favoreceu empresas portuárias em troca de propina foi prorrogado por 60 dias pelo ministro Luís Roberto Barroso, que também negou o pedido de arquivamento da investigação.

- Aécio Neves e outros seis deputados tiveram seus processos enviados para a primeira instância como reflexo da decisão da Corte que restringiu o foro privilegiado de parlamentares, aplicando o foro privilegiado somente aos processos de crimes cometidos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo.

- O ministro Dias Toffoli propõe que a restrição do foro privilegiado seja estendida a todas as autoridades, não só para senadores e deputados. Além disso, o STF decidiu manter casos de improbidade administrativa na primeira instância da Justiça.

- O STF negou o pedido de liberdade feito pelo ex-presidente Lula, que está preso há mais de 1 mês em Curitiba, onde cumpre pena no caso do tríplex no Guarujá.

Caso Marielle Franco

De olho nas atualidades - Marielle

Segundo o ministro da Segurança Raul Jungmann, um vereador, um PM e um ex-PM são investigados pela morte da vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes. As investigações estão na fase final.

Regime Militar

Um documento da CIA, a agência de inteligência dos EUA, indica que o general Ernesto Geisel, presidente do Brasil durante a ditadura militar, autorizou execuções de opositores. Levantamento do G1 com base nos registros da Comissão da Verdade aponta que 89 pessoas morreram ou desapareceram por motivos políticos a partir de 1º de abril de 1974.

Indulto a presas

Pela primeira vez, o decreto presidencial que trata do indulto de Dia das Mães incluiu mulheres transexuais que conseguiram alteração de gênero nos registros civis, o decreto ainda beneficia mulheres grávidas e indígenas.

Aeroporto de Viracopos

A concessionária que administra o aeroporto de Viracopos, um dos maiores do país, entrou com um pedido de recuperação judicial e informou que recorreu a esse mecanismo para solucionar “desequilíbrios econômico-financeiros no contrato de concessão”.

Mundo

- Os EUA abandonaram o acordo nuclear firmado com o Irã e vão retomar as sanções contra o país. Negociado por Barack Obama, o acordo fez o Irã se comprometer a limitar suas atividades nucleares em troca do alívio em sanções internacionais.

- Como resultado, Israel lançou mísseis contra alvos do Irã na Síria como resposta a disparos de foguetes iranianos contra a Colina de Golã, território sírio anexado por Israel.

- O encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un será no dia 12 de junho, em Singapura. O país foi escolhido como sede por manter boas relações diplomáticas com Washington e Pyongyang, oferecer garantias de segurança e ter histórico de anfitrião de cúpulas internacionais.

De olho nas atualidades

- A Argentina pediu ajuda ao Fundo Monetário Internacional após a forte queda do peso argentino por causa da volatilidade do mercado, enquanto isso, o dólar sobe devido à tensão entre o Irã e os Estados Unidos.

- Exército da Nigéria anuncia resgate de mais de mil reféns do grupo terrorista Boko Haram. O grupo é responsável por milhares de sequestros, especialmente de meninas e mulheres, nos nove anos em que tem atuado na Nigéria e países vizinhos.

- Vladimir Putin tomou posse para o quarto mandato presidencial, com o qual permanecerá no poder na Rússia até 2024. O presidente russo chegou ao poder em 2000, uma década após o fim da União Soviética (URSS), sucedendo a Boris Yeltsin, de quem herdou um país instável, com economia hesitante e que havia perdido o papel grande potência mundial. Apesar de alguns defenderem que com Putin a Rússia recuperou seu papel, os críticos apontam um retrocesso nos direitos humanos e nas liberdades.

De olho nas atualidades

- A República Democrática do Congo declarou uma nova epidemia de ebola após a confirmação da morte de 17 pessoas. A epidemia é o nono surto de Ebola no país desde a descoberta deste vírus em seu solo, em 1976.

Esse foi o nosso levantamento das principais notícias que repercutiram na segunda semana de maio. Bora gabaritar atualidades nos próximos concursos públicos!  ;-)

Bons estudos e até a semana que vem!

Fonte: Dicas Concursos

Veja também

Deixe seu comentário