Saiba como estudar para dois concursos ao mesmo tempo

Alguns concursos já foram autorizados, outros com banca definidas, outros tantos com previsões no orçamento e ainda muitas incertezas. E nestas, a tão aguardada autorização daquele concurso que tanto espera ainda não saiu., embora na iminência. Em meio a tudo isso, outros concursos que não são o seu foco, mas que têm matérias comuns, já foi divulgado até edital. E agora, continuar somente na preparação para o foco? Ou é possível conciliar mais de uma preparação?

De já, adiantamos que é sim possível! Sabemos bem que, a partir do momento em que se decide estudar para concurso, o concurseiro(a) deve escolher um foco e seguir nos estudos com ele, para quando sair o edital já ficar bem preparado(a). Mas esse caminho anda longe de ser algo reto. Até chegar lá, muitos degraus são subidos e, neles, estão outros concursos que não sejam o seu foco maior, seja os que são feitos para ganhar experiência ou os que você realoca seu tempo para se dedicar. Claro que conciliar estudos para dois concursos ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil e que, se não tiver a estratégia adequada, tende a prejudicar um e outro.

Por isso, se você está inserido(a) nesse cenário, vamos ajudá-lo(a) com algumas formas de como conciliar a preparação para mais de um concurso. Primeiro, foque em áreas semelhantes. Antes de mais nada, nesse caso, você deve ver se o concurso que fará tem matérias comuns com o que realmente é o seu foco, quantas são, para que o estudo seja bem aproveitado para todos.

Após isso, compare o edital que já saiu com o concurso que é o seu foco e analise os tópicos que são cobrados em cada disciplina, para ver o que tanto coincide e poder distribuir as matérias no seu cronograma. Constitucional no seu foco cobra poder executivo, já no que saiu o edital e vai fazer não cobra, por exemplo. Passando a ver todos esses detalhes, a preparação tem que estar focada no concurso que é o seu foco, com o acréscimo das matérias complementares do outro concurso.

E aí, então, que entra o quadro de horários e planejamento. As matérias comuns deverão ser sua prioridade no cronograma. Se você tem como o foco TRE, ainda sem muitos avanços para algum, mas o concurso do MPU está prestes a sair, e resolveu estudar para ele, que tem matérias comuns, então coloque mais tempo dedicado a elas. Quando sair o edital de um ou de outro, você intensifica os estudos das específicas.

E se os editais já tiverem saído, com banca diferente e com alguns conteúdos e poucas disciplinas diferentes? Considere sua bagagem de conhecimento, foque no que realmente pretende, veja a questão financeira para ir fazer as duas provas e demais variáveis. Vendo que vale a pena, faça os dois. Como aconteceu com TRE-SP e TRE-PE. Um foi FCC, outro foi CESPE(estilos bem diferentes). Entre eles alguns tópicos e duas disciplinas diferentes. A data da prova entre os dois foi de apenas 1 mês. Nesse período, após ter feito o primeiro, você poderia fazer, para o outro, apenas questões e revisões das disciplinas comuns, com foco na outra banca, e dedicar tempo a mais às disciplinas que são diferentes, com teoria e questões. Um exemplo que pode ser seguido por você, caso vá encarar essa situação.

E para saber mais detalhes e se aprofundar ainda mais no assunto, com outro prontos de vista, o professor Jeferson Marinho bateu um papo super produtivo na Live gratuita COMO ESTUDAR PARA DOIS CONCURSOS AO MESMO TEMPO. Ele deu dicas valiosas e mostrou que é possível ter uma preparação visando a um concurso que não é o seu foco maior e ter um resultado satisfatório para ambos. Para se inscrever gratuitamente, CLIQUE AQUI.

Confira abaixo um trecho da Live e bons estudos! 

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS CURSOS QUE IRÃO AJUDAR VOCÊ A PLANEJAR SEUS ESTUDOS: 


                                            

                                                 

                                

   

                      

       

Veja também

Deixe seu comentário