Como estudar para concursos por meio de grupos de estudo

O saudoso Raul Seixas já cantava que “sonho que se sonha junto é realidade”, um verso que cabe perfeitamente em quase todos os âmbitos da vida. E com concurso não seria diferente! Saindo da música e indo para esse universo, o trecho da canção “Prelúdio” pode representar a materialização do sonho de todo concurseiro(a), que é a nomeação em um concurso público, a partir do contato com pessoas que têm o mesmo propósito. Contato esse que pode ser muito bem encontrado em grupos de estudos, tema de hoje de nosso artigo.

Compartilhar conhecimento, a partir da criação ou participação em um grupo unido, com pensamento coletivo e objetivo comum, bem definido, pode ser um reforço e tanto em seus estudos, tornando mais real o seu sonho. Por mais que você tenha um plano de estudos bem estruturado, saiba estudar sozinho e se sinta mais proveitoso(a) assim, interagir com pessoas de sua mesma rotina e poder contar com elas pode se tornar bastante útil em sua preparação.

E se você não é organizado, não é uma pessoa disciplinada e ainda lhe falta motivação, aí é que os grupos de estudos são ainda mais produtivos. Abaixo, algumas vantagens de se estudar em grupo:

- Uma maneira de revisar conteúdo

- Tirar dúvidas e discutir temas e questões mais polêmicas, bem como ver outros pontos de vista

- Compartilhar materiais de estudo e aulas online, uma economia que todo concurseiro precisa. Além disso, compartilhar experiências de concursos anteriores

- Ajuda você a ter um compromisso de estudo, principalmente naqueles horários em que talvez você não iria estudar

- Melhora o aprendizado, conclusão essa confirmada por estudos científicos. De acordo com William Glasser, psiquiatra norte-americano, em sua pirâmide do aprendizado, 95% do que aprendemos vem quando ensinamos, explicamos, repassamos. E estudar em grupo pode ser uma excelente forma de você ensinar o que sabe e, com isso, apreender ainda mais o conteúdo.

- Ao ver exemplos de seus colegas, participar de um grupo de estudos pode aumentar sua motivação e, o melhor de tudo, fazer com que você tenha ainda mais disciplina

No entanto, assim como há os prós, como para quase tudo na vida, há também os contras nessa estratégia de estudo. Se o grupo não for coeso, ele pode trazer sérias desvantagens em sua preparação, tais como:

- Dispersão, falta de concentração. Se todos não tiverem o mesmo comprometimento, certamente o grupo virará uma verdadeira “mesa de bar”, onde serão colocados diversos assuntos, menos algo relacionado ao estudo. E isso será uma verdadeira perca de tempo!

- Uma possível autossabotagem, na medida em que você acha que tem cumprido seu estudo apenas por meio das reuniões em grupo, ou mesmo a ilusão de que aprendeu algo

-  Tempo perdido na espera do grupo iniciar o estudo

- Se não tiver um nivelamento de conhecimento pode ocorrer sobrecarga em algum integrante, ou mesmo atrasar seu estudo, caso esteja mais adiantado em determinado conteúdo

Neste sentido, para que as vantagens se sobreponham, aliás, elas são bem mais e ainda alcançáveis para todos os envolvidos, o estudo em grupo requer toda uma sistemática para chegar à finalidade pretendida. Pensando nisso, listamos alguns métodos de como criar um grupo e fazer com que ele traga bons resultados e seja eficaz em sua preparação.

1) Forme um grupo pequeno, de 3 ou no máximo 5 pessoas, pois assim manterá a organização e o aproveitamento. Além disso, estas pessoas, de preferência, devem estar em nível semelhante de conhecimento que o seu, no sentido de evitar atraso do andamento das atividades do grupo, bem como uns estarem mais adiantados do que outros e, assim, não ser proveitoso para ninguém.

2) Eleja alguém para ser o coordenador(a) do grupo. Esta pessoa terá como função manter a rotina do grupo, ser o chefe das reuniões, avaliar a programação dos encontros e fazer as alterações necessárias.

3) Defina as regras do grupo, tais como: horário de início, término e intervalo; dia do encontro e local, caso seja presencial. Se for apenas grupo online, marcar um dia para, via Skype ou outro meio em que possa utilizar o visual, tratar de todos os assuntos a que o grupo se dispõe. Além disso, também nessa modalidade definir horários certos para falar no grupo do whatsapp, por exemplo. Podem ser definidos três turnos: 1 hora pela manhã, 1 hora na parte da tarde, 1 hora à noite e horários diferenciados aos fins de semana. Caso haja necessidade de falar algo fora dos horários definidos, dirigir-se até o coordenador e pedir permissão ou solicitar para que ele mesmo fale.

4) Estabeleça quais serão as formas de estudo. Faça um cronograma do estudo em grupo, definindo as datas de todos os encontros e colocando em cada um deles o tema que será abordado e a atividade que será realizada. Em uma das reuniões, será leitura; na outra, fazer resumos e mapas mentais; em determinada data, resolução de questões e tirar dúvidas; em outra, fazer simulado. Convém ressaltar que a atividade mais adequada tem que estar de acordo com que a disciplina programada para o dia exige.

5) Escolha um dia para todos elaborarem perguntas sobre determinado conteúdo e, logo em seguida, fazer perguntas entre si, para que responda as questões de outro participante. Concluídas, conferir as respostas e então assim debatê-las.

6) Utilize as potencialidades de cada um. O aluno que é destaque em determinada disciplina pode explicar o assunto do dia aos outros participantes.

7) As decisões do grupo devem ser tomadas entre todos e todos. Os debates em torno do conteúdo estudado devem ser feitos de forma honesta, simples, clara e, principalmente, civilizada.

Seguindo todas as regras, é perfeitamente possível estudar em grupo e manter excelentes resultados com essa forma de estudar. Claro que vai depender de cada um aderir ou não, em algum dia da semana, a esse tipo de estratégia. Por isso, é preciso se avaliar e saber em que nível de maturidade você está para estudar com várias pessoas. E sempre bom lembrar que grupo de estudos é apenas um complemento e não deve em nada substituir o seu estudo individual.

Feitas todas essas ponderações, poder contar com pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu é uma força a mais para seguir nessa caminhada, além de transformar essa árdua e solitária tarefa, que é estudar para concurso, em algo mais leve e satisfatório. Tente aproveitar todas as vantagens de estudar em grupo para concursos e tenha bons estudos!!!

Veja também

Deixe seu comentário