Como ser Organizado, Disciplinado e Motivado nos Estudos?

Você é organizado na hora de estudar? Sabe exatamente o que estudar, por quanto tempo estudar e quando estudar em cada dia da semana? O fato é que 90% dos estudantes, concurseiros, vestibulandos, nunca sabem a resposta para essas perguntas anteriores.

Eu sou Guilherme Silveira do blog Dicas Sobre Concursos e nesse artigo eu vou dar dicas práticas que irão lhe ajudar a ser mais organizado, disciplinado e motivado na hora de estudar para concursos públicos ou para qualquer outra prova que você pretenda fazer.

O maior erro cometido pelos concurseiros é tentar estudar sem ter organização. Chegar no seu local de estudos e não saber nem por onde começar a estudar irá lhe tomar muito tempo. A organização irá ajudar você a ter mais tempo para estudar e também sobrar tempo no seu dia para fazer outras coisas. Se você trabalha durante o dia, terá que ter uma organização para conseguir estudar na parte da noite. O mesmo acontece com quem trabalha na parte da noite e precisa ser organizado para conseguir estudar o máximo durante o dia.

Para começar a se organizar você precisa saber quanto tempo terá livre para estudar. A melhor maneira de fazer isso é colocar no papel todos os compromissos que você terá durante a semana, isso inclui o tempo de trabalho, eventos, coisas do dia a dia como ir ao mercado, etc.

O tempo que sobrar será o seu tempo de estudo semanal, tenha cuidado para ter, pelo menos, de 20 a 30 horas semanais apenas para estudar para o seu concurso público.

Após saber quantas horas irá estudar durante a semana você precisa montar um cronograma dividindo esse tempo em cada dia da semana, de forma que, você estude de 3 a 4 horas por dia, todos os dias.

É fundamental também saber qual será o material de estudo utilizado: apostilas, vídeo-aulas, livros, etc.

Como Ser Disciplinado

Ter disciplina na hora de estudar é saber que você tem um compromisso consigo mesmo todos os dias. Esse compromisso é estudar! Você precisa fazer do estudo um hábito para conseguir estudar todos os dias. O que muitas pessoas fazem é começar a estudar muito animadas, mas ao longo dos meses ir parando até que chegam no ponto que não conseguem mais estudar nem 1 hora por dia. O grande segredo é ter regularidade nos estudos. Se você não consegue estudar 4 horas por dia, tente estudar pelo menos 2 horas, mas faça isso todos os dias, de forma regular.

Você precisa sempre ter em mente que todos os dias são dias de estudar, não importa o que aconteça no seu dia a dia.

Motivação para Estudar

A grande responsável por fazer você estudar todos os dias ou simplesmente parar de estudar é a motivação. Você precisa todos os dias procurar a sua motivação para estudar. Talvez a sua motivação seja ter mais dinheiro e conquistar a estabilidade financeira, essa é a motivação de muitos concurseiros. Ainda temos aqueles que se motivam pelas atribuições do cargo, como sair por aí em um carro da Polícia Rodoviária Federal.

Quando você ficar sem vontade de estudar, lembre-se de todos os motivos que fizeram você tomar a decisão de começar. Pense em como vai ser o seu futuro após a realização do seu sonho, seja ele passar em concurso, em vestibular ou qualquer outra prova.

Conclusão

Chegamos na parte final do artigo! Espero que você tenha entendido a importância da organização na hora de estudar. A partir de hoje, você nunca mais vai começar a estudar sem saber quais disciplinas estudar, por quanto tempo estudar e por qual material estudar.

E a disciplina? Não esqueça que é fundamental estudar todos os dias e fazer do estudo um dos seus principais hábitos ou hobbies!

Por fim, a motivação. Lembre-se sempre da recompensa que você terá no final dos seus estudos, após a aprovação no concurso, vestibular ou outra prova.

E se quiser começar a aplicar todas essas dicas, em breve teremos um excelente concurso, que é o da Receita Federal. Para saber todos os detalhes, veja aqui

Caso você queira mais dicas de estudo, recomendo que se inscreva em meu canal no youtube clicando aqui!

Um grande abraço!

Veja também

Deixe seu comentário