Focar em um único concurso?

Essa dúvida de focar ou não é quase unanimidade. São muitos os concursos e a vontade de passar enorme. O que sempre digo sobre fazer ou não vários concursos é que isso dependerá de alguns critérios a serem analisados.

Primeiro, você (ou alguém da família) pode garantir o pagamento de suas contas, algumas saídas, livros, cursinhos, viagens, inscrições em concursos, ou seja, lhe bancar por algum tempo até você conseguir passar no concurso que você quer? Se a resposta for sim, você deve se fazer outra pergunta: me sentiria psicologicamente confortável para estudar e ser ajudado ao mesmo tempo? Se a resposta também for sim, não tenha dúvidas, se jogue nos livros e só pare para comemorar a aprovação.

Mas, se a reposta for negativa para uma das perguntas que fiz, é o caso de pensar em um concurso intermediário, algo que lhe dê grana suficiente para bancar seu próximo passo, esse concurso além do mais lhe dará uma motivação, pois passar já é bom demais. 

Só peço um coisa (se me permitirem, é claro), que ao passar nesse concurso intermediário TRABALHE, não seja como alguns que chegam no serviço público, sentam-se com o livro aberto (geralmente, nestes casos o chefe é fraco, não cobra) e fica usando o local do trabalho como biblioteca. Isso é vergonhoso. Quando estudante de concurso, sempre andei com livros na mão e em qualquer folga no trabalho abria o livro, mas somente quando não tinha nada para fazer, ou antes de começar o expediente, morria de medo de ser chamado a atenção por estudar tendo serviço para realizar.

Pois bem, cada um tem suas peculiaridades, história de vida, e é isso que, no fim das contas, irá moldar suas escolhas. Muito fácil alguém lhe falar: “Você tem que focar”, mas você tendo um monte de contas para pagar e surgindo um concurso um pouco mais fácil (bem relativo isso) de passar e você não se inscrever porque TEM QUE FOCAR. O foco é importante, determinar uma área (tribunais, ficais, estadual, ICMS, etc.) também é essencial, mas se conhecer, antes de tudo, é fundamental.

Lembre: Todo esforço será recompensado.  


Artigo escrito por Roniere Miranda

Veja também

Deixe seu comentário