Veja 9 Dicas de como estudar por Simulados

No artigo sobre os simulados nos estudos, publicado no dia 26 de agosto, mostramos os benefícios que eles trazem na preparação para concursos. Se ainda não viu, CLIQUE AQUI e veja a importância que eles têm no caminho rumo à aprovação. Para completar ainda mais seus estudos, em nosso artigo de hoje vamos mostrar NOVE dicas rápidas de como estudar por simulados e que poderão ajudar você a tirar melhor proveito desses meios para o seu aprendizado.

DICA 1- Toda semana faça simulado, seja impresso ou online. O impresso é bom porque traz aquele contato físico, o papel, o que realmente teremos na prova. Mas, claro, vai depender de cada um. E também vale ressaltar que podem ser utilizados os dois na sua preparação. Alguns sites disponibilizam simulados online, em que trazem o ranking, bem como o seu rendimento em cada disciplina.

DICA 2- Já certificado que toda semana fará simulado, escolha um dia da semana para fazê-lo. Preferencialmente aos sábados ou aos domingos, quando a semana de estudos teóricos, de aulas e questões se encerra e você pode fazer uma avaliação geral.

DICA 3 - Quando começar a fazer simulados? Alguns preferem depois de determinados meses ou semanas, quando já se familiarizar um pouco com o conteúdo. Mas aconselhamos que já seja iniciado junto com todos os outros instrumentos de estudo. Mesmo que você ainda não tenha visto determinado assunto, faça o simulado mesmo assim, pois como explicamos no artigo anterior, no tópico sobre Método, com os simulados entendemos a forma como os assuntos são colocados nas questões e, assim, vamos saber direcionar melhor nossos estudos teóricos no dia a dia.

DICA 4 - Faça simulados da banca de seu concurso. Você não vai fazer simulados com questões da Consuplan, se o seu concurso tem como banca o CESPE e o seu temido uma errada anula uma certa. Mas se você está nos estudos para um concurso ainda previsto, sem banca definida ainda, faça tirando por base a banca do último concurso do órgão e também similares, com as mesmas regras.

DICA 5 - Resolva o simulado como se estivesse no dia da prova. Tente reproduzir o ambiente no dia do concurso. Nada de fazer deitado na cama, nada de fazer ouvindo música, nada de fazer vendo TV. Nada disso estará lá no dia da prova. Tranque a porta do seu cômodo de estudos, deixe o ambiente iluminado, esteja devidamente sentado em uma cadeira, mesa sem nada em cima, desligue celular, e vá em frente. E se você é daqueles que estuda em bibliotecas ou sala de estudos, faça o simulado estando nesses ambientes. Ou seja, ambientes onde estarão outras pessoas, semelhante como no dia da aplicação de sua prova. Vai saber lidar melhor com isso.

DICA 6- Utilize um cronômetro ou um relógio para marcar o tempo. Quanto a esse tempo, deverá ser o mesmo do concurso. E se, mesmo depois do horário definido acabar e você ainda tiver concluído o simulado, não estenda o horário. Encerre onde parou e saberá com o que você perdeu mais tempo e, assim, nos próximos que fizer, saberá o melhor caminho a percorrer.

DICA 7- Teste para encontrar qual a melhor estratégia para você no dia da prova. Em uma semana, faça o simulado começando por Português. Já na outra, comece pelas disciplinas específicas ou de maior peso deixe Português para o final. Tudo isso até encontrar o melhor caminho no dia do concurso.

DICA 8- Durante a resolução, utilize algumas técnicas. Por exemplo, nas questões que você marcou com a certeza de estarem certas, que você realmente sabe o assunto, assinale com uma bolinha ao lado do número da questão ou item. Nas que você marcou, mas teve dúvida, assinale com um ponto de interrogação. Já nas que você não sabia mesmo, a que “chutou o gabarito” e que, se fosse possível deixar branco no dia da prova você deixaria, assinale com um X. Essas técnicas te ajudarão na hora de fazer a sua avaliação.

DICA 9- Depois de concluído o simulado, confira o gabarito (se estiver respostas comentadas, melhor ainda), e utilize as técnicas acima mencionadas. Anote tudo da correção, os assuntos mais cobrados, a estrutura que pode ser cobrada na prova, os acertos, dúvidas e erros. Nas que acertou, siga em frente, você está no caminho certo quanto ao assunto abordado nela. Só não perca o ritmo. Nas que você teve dúvida, tendo acertado ou não, intensifique seus estudos em torno dela. Já nas que você não sabia ou errou, volte a reler a teoria, veja novos métodos de aprendizagem, direcione bem revisões e questões para elas até estar completamente preparado no assunto.

                    

Convém ressaltar que os simulados devem ser encarados por nós como um estímulo a mais nos estudos e não como algo que vai elevar ou diminuir a nossa autoestima. Tenha em mente que qualquer resultado que tivermos ao resolver simulados não será o resultado da prova. Será parte do nosso processo de aprendizagem até chegar no concurso. Se não se saiu bem, errou muitas questões, que bom, pois você conseguiu identificar os erros com certo tempo para corrigi-los até o dia da prova. Se você teve um bom resultado no simulado, que bom também. Siga em frente, mas sem relaxar nos estudos. Em tudo tomamos lições e evoluímos com elas. 

Artigo escrito por Nahiza Monteles


CONFIRA ALGUNS DE NOSSOS CURSOS QUE PODEM TE AJUDAR NA SUA JORNADA DE DEDICAÇÃO: 

          

                           

                         

   
                                                           

                 

Veja também

Deixe seu comentário