Veja dicas de como estudar por videoaulas

Olá, amigos Prolunos!

Como estão nos estudos?!

Estudando por meio de videoaulas, agradecemos por estar em um tempo repleto de tecnologias e em que aulas em vídeo, com professores de todo o país, estão inteiramente ao nosso alcance. As videoaulas já se consolidaram como excelente alternativa e ferramenta para o nosso aprendizado, pela disponibilidade, pelo fato de ser usada independente do tempo e espaço, usada de acordo com o ritmo de cada estudante, sem falar que, muitas vezes, contam também com investimentos mais em conta. 

Aconteceu algum imprevisto? A videoaula poderá ser assistida em outro momento sem prejuízo algum. Você mora em alguma cidade pequena onde não tem cursinho preparatório? As aulas online estão aí para ajudar na nossa preparação. Já tem certo domínio em determinado assunto? Pula para o próximo conteúdo da aula. É, já percebemos e talvez não deve ser mais novidade para ninguém o quanto as videoaulas facilitam e muito a nossa vida de concurseiro. E com relação ao conteúdo (aprofundamento) e didática, não ficam atrás das aulas presenciais.

O que muito poderia se questionar e o que vejo alguns amigos falando é o diferencial das aulas presenciais com relação ao contato professor e aluno. Mas até isso as videoaulas supriram. Como?! Neste momento você está na plataforma que proporciona a você aulas online AO VIVO, um jeito exclusivo em todo o país de compartilhar conhecimento entre o aluno e professor. É como se o estudante assistisse a uma aula presencial com os melhores professores, só que em forma de videoaula e com a mesma interação. E o melhor! De onde o aluno estiver. Para saber mais sobre nossos cursos disponíveis, CLIQUE AQUI. 

Também imagine a seguinte situação. Você abre um calendário dentro da Proluno, clica em um dia, vê quais assuntos e aulas serão ministrados naquele dia, quantas vagas e valor, qual professor e faz sua inscrição. No dia marcado, professor e aluno se encontram dentro da plataforma, ao vivo. Essa é também uma das ferramentas que nosso site proporciona. Mas não para por aí. Se você possuir apenas dúvidas em determinados assuntos e questões, na Proluno o concurseiro se cadastra, fala qual a dúvida quer eliminar de vez e o site encontrará um professor para saná-la. O estudante poderá ver quais professores estarão disponíveis e escolher, marcando uma data e hora para a aula acontecer, tudo isso dentro desta plataforma. Se ainda não se cadastrou em nosso site, aproveite e CLIQUE AQUI e faça parte dessa nova forma de aprendizado. 

Então, são muitos os benefícios de uma videoaula, não é mesmo! Elas estão cada vez mais completas. Mas é preciso ressaltar que, como para tudo nessa nossa caminhada, é preciso ser ainda mais disciplinado para que possamos usufruir das vantagens até aqui apresentadas sobre videoaulas. E é sobre basicamente isso o nosso papo no artigo de hoje. Já falamos em outros artigos sobre como tirar proveitos, para nossos estudos, dos APLICATIVOS para celulares e também das REDES SOCIAIS, hoje trouxemos alguns pontos básicos e dicas imprescindíveis para que possamos tirar o máximo proveito das aulas em vídeo, para que nosso tempo dedicado a elas seja produtivo e eficaz para nossos estudos.

REFERÊNCIAS – Hoje em dia os cursos online praticamente dominam o mercado. As ofertas são muitas e, por isso, não dá para confiar nossa preparação em videoaulas desatualizadas ou que não são adequadas para seu concurso. Antes de adquiri-las, pesquise as referências do site especializado com amigos, professores, grupos de concurseiros no facebook, whatsapp. 

DISTRAÇÕES – Elimine-as! Quando for para o seu local de estudo e estiver na frente do seu computador, saia de todos os sites (facebook, twitter, youtube...). Inclusive eles podem ser bloqueados durante determinado tempo. Para relembrar como isso é feito, releia nosso artigo sobre aplicativos. Não se engane! Não dá para fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Se você assistir à aula e dar aquela olhadinha no facebook ao mesmo tempo, haverá dispersão e terá que voltar o conteúdo do ponto de onde se distraiu. Só aí já foram minutos preciosos perdidos da explicação do professor e que poderiam ser adiantados no conteúdo. E tempo é ouro!

Outro ponto é não assistir à aula perto de televisão ligada ou com música de fundo. Para evitar barulhos externos, use fone de ouvido, de preferência. Assista a uma videoaula como se estivesse sentado na sala de aula do cursinho, cara a cara com o professor. Lá não tem música, não tem televisão, não tem facebook.

PLANEJAMENTO – Aqui também a organização é imprescindível, até para saber se a videoaula tem surtido efeito nos seus estudos. Insira dentro do seu planejamento semanal e monte um roteiro para anotar quantas horas serão dedicadas a ela, bem como quantas vezes já foi assistida, para que sempre saiba o que já assistiu e o que ainda precisa para concluir o conteúdo.

Com relação ao melhor horário, o conselho que dou é que assista às videoaulas em momentos que não vão exigir de você uma carga maior e nem muito tempo. Faça uma autoanálise e saiba o horário em que você rende mais (manhã, tarde ou noite?). Aquele tempo em que você render mais nos estudos, o que requer maior profundidade, reserve para leituras.

MATERIAL – Esteja acompanhado de seus livros ou PDFs. A partir deles, você pode fazer comparações com o que o professor transmitiu e o que tem no livro, na lei; pode grifar o que o professor destacou na videoaula como o assunto que sempre é cobrado em prova; ou seja, esses materiais servem para somar com a videoaula e também para que você consiga fixar melhor o que foi assistido.

ANOTAÇÕES – Algumas pessoas preferem, no primeiro momento, assistir toda a videoaula para, somente na segunda vez, fazer anotações. No meu caso, anoto na primeira vez que assisto. A possibilidade de pausar para anotarmos o que merece destaque é, para mim, um dos pontos altos dessa ferramenta de estudo. Quando anotações são feitas a gente aumenta bastante a capacidade de memorização. Por isso, pause o vídeo e faça anotações que achar pertinentes.

Em um caderno com divisórias para cada matéria, eu anoto a data em que assisti, a disciplina, qual aula (01, 02, 03...), o conteúdo e o minuto exato do momento da videoaula em que fiz anotação que achei essencial fazer para revisões futuras e para entender melhor o conteúdo. Ao fazer isso, não use as palavras do professor; anote com seu próprio vocabulário, com suas próprias palavras para que sua mente compreenda melhor o que foi colocado.

ASSISTIR MAIS DE UMA VEZ – Você assistiu uma vez e ainda assim não conseguiu apreender bem o conteúdo? Isso é bastante normal, ainda mais quando tem contato com a matéria pela primeira vez. Portanto, se ficarem dúvidas, assista novamente à aula, duas ou três vezes, se necessário. Extraia essa vantagem que a videoaula nos proporciona. E ao fazer a repetição, reforce as anotações e acrescente tópicos que antes não foram observados. Essa repetição pode fazer também com que nós possamos entender a didática e a lógica usada pelo professor para assimilarmos o conteúdo.

Além disso, assista sem pressa de passar o conteúdo. Nesse momento, você está na frente do computador é para aprender. As videoaulas, com sua didática, facilitam nossa compreensão, até porque também podemos escolher a que melhor se adequa a cada um de nós, diante da possibilidade de escolhermos dentre os diversos cursos e professores de todo o país, sem sair de casa. Então só siga adiante quando você já souber o que foi dito antes.

PRATIQUE – Não! Depois de assistir à videoaula ainda não sabemos de tudo. Não se engane com isso! Mesmo com boa didática e aprofundando o conteúdo, a videoaula, pode-se dizer, que é basicamente uma introdução das etapas diárias de estudo. Aliado a elas, faça leituras de livros ou PDFs. Inclusive, o conselho que dou é que a videoaula seja assistida após a leitura do conteúdo. Quando for assistir você terá uma base e assimilará melhor e mais fácil o que tem sido transmitido.

E procure exercícios da disciplina e resolva-os o máximo que puder. É aqui que você terá uma avaliação se aquelas horas de leitura ou aulas foram apreendidas, bem como sua evolução ou não no conteúdo e o que precisa ser estudado novamente. Além disso, revise o conteúdo imediatamente após o término da aula. Assim que terminar de assistir à videoaula, faça uma revisão, por meio de suas anotações, do conteúdo que você aprendeu. Até 24 horas depois a capacidade de fixar é bem maior. 

Como vimos e presenciamos diariamente, as videoaulas são ferramentas de estudo muito importantes para nossa preparação rumo ao cargo público e, como para tudo nessa jornada, exige que sejamos ainda mais disciplinados, focados e organizados. Dá perfeitamente para iniciar seus estudos ou dar continuidade a eles sem precisar fazer mais cursos presenciais (claro que isso vai depender da necessidade de cada um, assim como do método que você achar melhor). Com todas as dicas que expusemos hoje, sem dúvida você conseguirá extrair todas as vantagens que uma videoaula proporciona. Assim, aproveitar melhor o investimento, o rendimento nos estudos e, o melhor de tudo, o tempo. 

Grande abraço e bons estudos!!!

Artigo escrito por Nahiza Monteles

Veja também

Deixe seu comentário