Como o professor pode usar a tecnologia para ser mais produtivo!

Professor, você utiliza a tecnologia para ser mais produtivo?

Às vezes parece que navegamos em mar de software e aplicativos, cada um prometendo colocar nossa vida nos trilhos.

E parece que quanto mais baixamos e testamos mais vemos que o problema não está no aplicativo ou programa, mas no operador.

Neste artigo quero lhe dar 05 Dicas de como usar a tecnologia a seu favor.

1. Tenha apenas um aplicativo para cada propósito

Se você é como eu sabe exatamente do que estou falando, é tentador baixar mais de um aplicativo para finanças pessoais, agenda, lista de tarefas, etc e sair testando cada um para ver qual o melhor.

Mas se você quer mesmo testar, somente baixe o próximo depois que descartar o antigo, e antes de baixar leia os comentários, veja as referências e quem o produz, isso conta muito.

2. Use aplicativos integrados

Um exemplo bem simples de integração é o seu e-mail e seu armazenamento em nuvem (Se não souber ou não utilizar, seria bom se informar).

Facilitará muito a sua vida se você conseguir encaminhar seus arquivos para seus contatos diretamente do seu serviço de armazenamento em nuvem.

Esse site, por exemplo, facilita muito a minha vida, evitando retrabalho: https://ifttt.com/ ele integra vários serviços e faz conexões que nem imaginava ser possível.


3. Sobre e-mail

Se você usa essa ferramenta sabe como é difícil não abrir a cada dez minutos sua caixa de entrada.

Algo que me ajuda bastante é determinar 04 (quatro) horas do dia para verificar as demandas que surgem por e-mail. Assim sei que não estou exagerando nesse controle.


4.Desconecte-se

Para ser produtivo também é necessário ter um momento de alívio mental, não deixe para fazer isso somente no fim de semana, separe uma determinada hora do dia para não pensar em nenhum tipo de tecnologia, isso recarregará sua concentração e conseqüente disposição.


5.Crie Rotinas


Quanto mais rotina você tiver mais livre você será. Parece contraditório, mas na verdade não é.

Funciona assim, quando sabemos exatamente o que faremos a cada hora do nosso dia, podemos planejar além do nosso trabalho, também nosso lazer, e o melhor, aproveitar nossas horas de folga sem culpa.

E o que a tecnologia tem a ver com isso?

Ah, uma boa agenda (de papel ou virtual) é uma das melhores tecnologias que conheço para cuidar de uma rotina produtiva.

Eu utilizo o Google Agenda, gosto muito de sua simplicidade e da possibilidade de compartilhar eventos com outros usuários.

Bem, essas são algumas dicas, você pode adaptá-las à sua realidade, o importante é manter-se atualizado e sempre buscar melhorias.

Veja também

Deixe seu comentário