Use corretamente sua Força de Vontade para passar no Concurso

Olá pessoal, tudo bem?

Meu nome é Roniere Miranda e estou aqui para apresentar o 12º episodio do Superacast. [Conheça os outros episódios aqui]

Como eu sempre digo o nosso grande objetivo deste podcast é trazer conteúdo de qualidade para que com isso você consiga encurtar o caminho da aprovação.

Então a intenção aqui é sempre trazer dicas preciosas, sacadas diferentes, técnicas que lhe ajudem a se conhecer melhor, ou seja, que esse conteúdo possa lhe possibilitar não fazer mais do mesmo, mas fazer diferente e sempre melhor.

E o tema de hoje tem tudo a ver com estudo. Como preservar a sua força de vontade.

Gosto muito desse tema de força de vontade, de autocontrole, tanto que no meu livro eu dediquei o segundo capitulo, logo no começo falo desse tema, sobre autocontrole.

Mas aqui eu quero dar dicas mais diretas, mais precisas para que você possa utilizar essas técnicas no seu dia-a-dia, na sua rotina de estudo e com isso você possa ir mais longe. Mas antes de tudo eu queria dedicar alguns minutos, alguns segundos, para dizer da importância da força de vontade.

Como eu digo no meu livro o autocontrole ou a força de vontade tem tudo a ver com pensar no futuro. Eu digo logo também no começo, no primeiro parágrafo, que entender definitivamente que você deve perder algo agora no presente para obter algo melhor no futuro.

Ou seja, autocontrole, força de vontade tem muito a ver com entender que você deve abrir mão de alguma coisa no momento presente para com isso obter frutos no futuro e esse é o grande problema, porque a força de vontade quer dizer que você esta resistindo a fazer alguma coisa nesse momento para fazer outra que teoricamente você não gostaria de estar fazendo.

Um exemplo bem prático é você estar resistindo de comer um chocolate para ta fazendo a dieta. Então, esse é um exemplo bem prático, com a força de vontade você está abrindo mão de comer aquele chocolate nesse momento porque imagina que isso fará a diferença no seu regime , na sua dieta.

Então, entender isso é primordial para que nos possamos avançar aqui no nosso episodio.

Falando em comida, em chocolate, eu lembrei de uma experiência que você vai encontrar em todos os livros em que você pesquisar sobre força de vontade ou autocontrole.

É a experiência do marshmallow.

Essa é uma experiência, eu acho que da década de 70, que se você pesquisar no youtube você vai verificar que é até um pouquinho cômica porque é feita com crianças e é bem interessante.

Agora o mais interessante dessa experiência não é a experiência em si, mas os resultados que foram colhidos muitos anos depois e você vai entender mais ainda porque que eu gosto tanto dessa temática, força de vontade. Porque essa experiência retrata bem o que eu penso e o que está constatado na bibliografia cientifica sobre o tema, que as pessoas que possuem ou sabem lidar melhor com a sua força de vontade são aquelas mesmas pessoas que conseguem alcançar os seus objetivos, conseguem realizar mais coisas, são pessoas que se envolvem com menos problemas e isso foi constatado nessa experiência do marshmallow.

Quinze anos depois, verificaram que as crianças que passaram por esse teste, que tiveram maior força de vontade no momento do teste, foram as crianças que, agora jovens adultos, tinham menos problemas com drogas, eram crianças que tinham uma maior graduação, ou seja, tinham ido para uma universidade, pós-graduação, mestrado, etc, pessoas com menos números de relacionamentos, ou seja, relacionamentos mais estáveis. Então, tudo isso implicitamente ou explicitamente estava envolvido a força de vontade. Pessoas com mais força vontade tem mais probabilidade, isso é estatístico e cientificamente comprovado, pessoas com maior força de vontade tendem a ter mais sucesso na vida.

Isso me faz lembrar um livro também muito conhecido, acho que é de 1910, se não me engano, que é A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill, que ele fala que as pessoas de sucesso são capazes de pensar a longo prazo, possuem visão de futuro e essas pessoas não se deixam, isso que é interessante, conduzir por condições passageiras, mas resistem a coisas surpérfluas e tem como certo que serão recompensadas pelo sacrifício que estão fazendo no presente.

Pois bem, eu queria dar aqui 03 dicas bem praticas para você preservar a sua força de vontade.

E, porque que eu falo de preservar? Porque já esta comprovado que a força de vontade é finita, ela vai se esgotando com o passar do tempo.

A melhor comparação que eu já achei sobre a força de vontade é com a bateria de celular. Você sai com a sua bateria pela manha e durante o dia ela vai descarregando, mas ao contrario da força de vontade, alias é melhor o contrario, ao contrario da bateria a sua força de vontade não pode ser recarregada na hora que você quiser.

Se você prestar atenção muitas das coisas que você teoricamente se descontrola acontecem no final do dia, que é no momento em que sua força de vontade está mais fraca, digamos assim.

Então, é imprescindível que você entenda que a sua força de vontade ela é finita, é claro que ela se recarrega, mas ela é finita, ela vai se esgotando com o passar do tempo.

Você entendendo isso fica mais fácil entender as 03 dicas que vamos dar aqui.

A 1ª dica é bem simples, mas extremamente importante, que é a seguinte: TENHA UM OBJETIVO FORTE POR VEZ. Exatamente, ter um objetivo forte por vez, porque isso?

Ora isso esta diretamente ligado ao o que eu acabei de falar sobre a forca de vontade ser finita, mas tem mais um detalhe, além de ser finita, ela é única. Você não tem uma força de vontade para cada coisa, para cada atividade que você quer fazer.

Por exemplo, se você é um fumante e você quer para de fumar e ao mesmo tempo você quer iniciar o habito de ir para a academia, você vai estar usando a mesma força de vontade para parar de fumar e a mesma força de vontade para ir para a academia.

Então, raramente pessoas conseguem adquirir ou eliminar dois hábitos ao mesmo tempo, por que a força de vontade é única.

Então, é por isso também que é muito complicado você estar estudando para concurso e fazendo mestrado, estudando para concurso e planejando o seu casamento, ... É muito complicado você ter objetivos grandes sendo trilhados ao mesmo tempo, por conta disso, porque a força de vontade que você utiliza para atividades grandes ou esses objetivos maiores vai ser a mesma e uma vai consumir a força de vontade da outra.

Voltando à comparação com a bateria do celular, é como se você tivesse que escolher entre fazer uma ligação para uma pessoa ou para outra pessoa. Você vai consumir essa mesma bateria com as duas ligações e provavelmente você vai ter apenas a chance de realizar um grande objetivo. Então, resumindo, se você puder, tenha apenas um único objetivo em mente para você utilizar toda a sua força de vontade, que é finita e que é única, nesse grande objetivo.

A 2ª dica, para você entender, você tem que compreender que a sua força de vontade, embora seja finita e seja única, ela pode ser comparada também a um músculo, ou seja, QUANTO MAIS VOCÊ A UTILIZA, MAIS  ELA FICARÁ RESISTENTE. Ou não é assim mesmo que as pessoas que treinam adquirem músculos? Elas treinam todos os dias, freqüentemente alias, e quanto mais elas fadigam o músculo, mais esse músculo com o passar do tempo vai crescendo.

E a força de vontade também funciona mais ou menos dessa forma. Quanto mais você utiliza a força de vontade mais forte ela vai ficando e até ai é interessante que o nome força de vontade, autocontrole, tem esse epíteto, vamos chamar assim, no nome, força, né?

Então, a força vai se acumulando com o passar dos anos e a dica, vendo essa característica, é que ter disciplina vai ajudar fortemente você a preservar e aumentar a sua força de vontade. Ou seja, se você começa a estudar 1 hora por dia e você se sente logo cansado, enfadado, desmotivado, e, se você já passou por isso você sabe, dois meses depois você já consegue estudar 5 horas, 6 horas, 8 horas, sem ser tão cansativo, sem ser tão enfadonho. Isso se deve principalmente a você ter adquirido uma grande disciplina e a disciplina dar de presente para você um aumento na sua força de vontade.

Então se você que preservar e, além mais, aumentar sua força de vontade, você tem que ter em mente que a disciplina fará muito por você.

E uma 3ª dica, que muita gente não presta atenção, não sabe que influencia, e, por isso mesmo, não tenta implementar isso no seu dia-a-dia, é em relação à alimentação.

Existe um livro chamado Força de Vontade – A redescoberta do poder humano, de Roy Baumeister, acho que é isso, e John Tierney.

Nesse livro, os autores falam em um dos capítulos que a alimentação influencia diretamente no seu nível de força de vontade e mostram vários experimentos científicos de que quando as pessoas estão desnutridas ou alimentadas deficitariamente, elas tomam piores decisões, elas são mais fracas na hora de uma tentação. Só que lá, por conta dos testes, por conta de como fazer essa metodologia, é utilizado muito carboidrato e muito açúcar, porque é um componente fácil de ser medido no corpo.

E, mostra nesses experimentos que quanto mais alimentado a pessoa estiver, menos ela vai sucumbir a decisões erradas. E isso tem tudo a ver com força de vontade, decisão e força de vontade, porque, como eu disse bem no inicio, a força de vontade nada mais é do que decidir abrir mão de algo nesse momento para ter algo maior ou melhor no futuro.

Então essa dica se resume bem a ter em mente que você para ter um estudo linear, ter uma força de vontade constante, tem que prestar muito atenção na sua alimentação e nada melhor para isso do que consultar um nutricionista bom, um profissional bom, que entenda bastante da relação que existe entre a alimentação e força de vontade.

Existe atualmente muita coisa a respeito na internet, em livros, né? Muita coisa realmente a respeito. Eu particularmente estou me adaptando muito bem a uma nova forma de pensar isso, de pensar a alimentação e a energia para o corpo, que é a alimentação low carb e hight fat, que é uma alimentação com baixo carboidrato e um aumento considerável de gordura na dieta, porque ao contrario do carboidrato que é consumido muito rapidamente no organismo, a gordura é consumida mais lentamente, por isso também que é aconselhável, em momentos de atividades intelectual, comer alguma fonte de gordura antes de iniciar essas atividades intelectuais, estudo, leitura mais aprofundada e isso particularmente para mim esta funcionando muito bem. Mas é claro que isso é acompanhado por um nutricionista, não é nada da minha cabeça e se você também se preocupar em com a sua dieta e como ela esta afetando a sua força de vontade, você também deve procurar um nutricionista e tratar desse assunto com ele.

Então, resumindo as 3 dicas sobre força de vontade.

Tenha apenas um objetivo grande por vez, tente eliminar todos os seus outros objetivos que não estejam contribuindo com o seu estudo ou, pior ainda, que estejam indo de encontro ao seu estudo.

A segunda dica: entenda que a disciplina fará com que a força vontade seja gradativamente aumentada, seja gradativamente fortalecida. Então, quanto mais disciplina você tiver, mais força de vontade você vai ter.

E, finalmente, preste muita atenção em sua alimentação. Saiba que uma alimentação errada, uma alimentação inadequada, vai interferir diretamente na sua força de vontade.

Pois bem, esse é um tema que a gente poderia falar aqui em muitos episódios ou em um episódio de muitas horas, mas eu resolvi focar em três dicas rápidas e práticas que você pode pensar e agir logo de imediato.

E como eu gosto de falar para quem me conhece, mais do que conhecer, mais importante do que conhecer, é fazer. Mais importante do que você escutar, pensar sobre o assunto, é testar realmente, testar essas dicas, por em pratica e ver “isso para mim funcionou, isso para mim não funcionou” e só assim você vai saber se o conteúdo que você esta consumindo aqui vai fazer alguma diferença nos seus estudos.

Como sempre eu quero fazer um convite para você.

O convite é para conhecer a Proluno (www.proluno.com.br). O site que permite você ter aulas ao vivo com o professor que você quiser.

O convite é para conhecer e também para se cadastrar.

O cadastro, como eu já disse, é gratuito e você pode se cadastrar, conhecer todas as novidades, ser informado constantemente de todos os cursos que são lançados, de todos os professores que chegam até a plataforma, todos os artigos que são publicados.

E, o nosso crescimento esta sendo constante. Temos cada dia mais professores, cada dia mais alunos cadastrados. Estamos fazendo um trabalho constante para que a melhoria seja continua para você.

E se você não escutou o episodio passado, eu falei de uma promoção, de um beneficio para todos os ouvintes do Superacast, que é ter um desconto ara todos os cursos que são oferecidos lá na plataforma.

Todo ouvinte do Superacast que queira adquirir um curso e quiser fazer uso do desconto, basta colocar no campo indicado lá um cupom, que um cupom com o nome do Superacast.

Basta digitar esse nome e você ganha automaticamente o seu desconto.

E, como eu sempre digo, é que essa informação fique restrita a quem esta escutando o podcast, que é uma forma de prestigiar quem acompanha aqui o nosso trabalho.

E quem quiser dar o feedback sobre o episodio ou sobre o projeto em si, sobre o podcast em si, pode mandar uma mensagem de áudio para o telefone (61) 98302-1981. Você pode mandar um áudio de ate 30seg e falar se esta gostando, qual o episodio que mais gostou, se esta lhe ajudando na sua preparação para o concurso, ou seja, dar o feedback, que vai ser muito bom e assim eu vou poder fazer conteúdos mais adequados com o que você esta pensando.

Mais uma vez obrigado pela sua participação. Obrigado por tudo.

Mais uma vez espero que o conteúdo esteja sendo de grande ajuda para você.

Meu grande abraço e até o próximo episodio.


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