CONCURSO PÚBLICO É BOM SÓ POR CAUSA DA ESTABILIDADE?

CONCURSO PÚBLICO É BOM SÓ POR CAUSA DA ESTABILIDADE?

VEJA NESTE ARTIGO QUAIS SÃO AS OUTRAS VANTAGENS DE UMA CARREIRA PÚBLICA!

Está pensando em estudar pra concursos, mas só ouviu falar da estabilidade? Sabia que há inúmeras outras vantagens que uma carreira pública pode te oferecer? Quando me interessei por concursos pela primeira vez, fui fazer o que todo concurseiro inexperiente deveria fazer, que é pesquisar. Descobri coisas bem interessantes e elenquei algumas delas pra ajudar você a ter motivação para começar agora mesmo os seus estudos!

1. No mercado de trabalho tradicional, é preciso galgar uma carreira, crescer lentamente. Ou então, para quem quer empreender (o que eu considero fantástico!) é preciso ter consciência de que o caminho terá sobressaltos. Só depois de um tempo é que se consegue ter algum retorno. Isso acaba sendo diferente na carreira pública. Nela é possível entrar, por mérito, logo de início numa posição bastante relevante, com altos salários, sem ter experiência prévia ou depender de QI (o famoso “Quem Indica”). Ou seja: o caminho acaba sendo mais curto, mesmo se incluirmos na conta alguns anos de estudo e preparação.

2. Outra vantagem que descobri foi que há mais qualidade de vida, já que as tarefas são, em geral, mais previsíveis. Isso significa que é possível programar férias com antecedência, por exemplo. As horas extras não são tão necessárias, e com isso há mais tempo para que você desenvolva outras atividades de seu interesse. Entenda: há mais rotina, o que não significa monotonia. Não quer dizer que você fará a mesma coisa todos os dias!

3. A terceira coisa que me chamou a atenção foi perceber que há, sim, ao contrário do que muitos dizem, inúmeras possibilidades de crescimento, desde que você esteja preparado para as oportunidades que podem surgir, exatamente como na iniciativa privada! A grande maioria dos órgãos dispõem de planos de carreiras, com escalas progressivas. Ademais, existem os cargos de chefia/funções de confiança, em que você pode aumentar ainda mais seus rendimentos ao assumir posições estratégicas, de liderança. Há cargos que, inclusive, oferecem incentivos aos estudos, bancando parcial ou totalmente cursos de aperfeiçoamento, mestrados e doutorados.

4. Eis aqui uma extraordinária vantagem (talvez a minha favorita): é possível pleitear remoções! Isso é fantástico, já que permite que você mude de órgão, de atividade, de chefia ou até mesmo de cidade! Isso é muito mais raro (ou inexistente) no setor privado. Imagine, por exemplo, que você seja nordestino(a) e assuma um cargo no sul. Você pode até vir a se acostumar com o friozinho, mas se bater saudades de casa, em muitas situações é possível que você consiga uma permuta ou remoção para sua cidade natal.

5. Por fim, há uma forte tendência atual, nas três esferas de poder, de ampliar as possibilidades de trabalho remoto (o chamado home-office). Isso ainda é novidade na grande maioria das empresas, mas já é uma realidade no âmbito estatal.

E aí? Tá animado(a)? Espero que você comece a estudar agora mesmo!

Desejo a você a melhor sorte!

Com carinho, Monique Mistura

Veja também

Deixe seu comentário