Professor, aprenda 5 DICAS para ser uma autoridade em sua área

Você tem parado para pensar como é reconhecido? E se é conhecido em meio à multidão? Quando se referem a seu nome as pessoas são capazes de identificá-lo prontamente, de associá-lo a alguma área do conhecimento? Na nossa realidade cada vez mais dinâmica e com acesso amplo ao que há de melhor e a qualquer momento, para ter respostas a essas perguntas, o professor também deve administrar sua carreira como uma empresa. Como assim?!

É isso mesmo! Com sua bagagem de formação, você é uma 'marca', é um 'produto'. E produto não é vendido se não tiver exposto. Por isso, tão importante quanto ter um notório conhecimento da matéria, saber se comunicar e ser criativo, é preciso ser visto, estar além sala de aula. Não basta ser bom naquilo que faz, é preciso divulgar que é bom. Ser referência. E tudo isso nada mais é do que ser autoridade na sua área. Você é?!

Caso a resposta seja não ou sim, mas não de forma adequada, vou ajudá-los a entender como é ser essa autoridade com alguns pontos para se colocar em prática.

1 - A internet como excelente aliado - Você pode manter blogs com currículo, dicas úteis e artigos ou ter até mesmo um site com domínio registrado. Pode criar algo diferenciado, como um logotipo, um símbolo que remeta a você e seja facilmente identificado. Mas o primordial é manter o site sempre atualizado, porque não só alunos, mas outros professores, jornalistas, empresas, podem ir até você para ajudá-los na busca por informações.

2 – Redes Sociais – E dentro da internet as redes sociais têm sido o grande expoente. É impossível querer ser visto e estar fora delas.Vou falar em outro momento somente sobre isso, mas adianto que junto a elas, crie um estilo próprio e se exponha de maneira correta.

3 – Artigos, livros, network - Possui artigos? Publique-os. Tem como ir mais além? Escreva um livro e promova sua publicação. Dificilmente alguém não terá como referência um autor, um doutrinário, um teórico. A palavra de ordem é visibilidade! Além disso, faça seu network. Circule por variados eventos, como seminários, coquetéis de interesse para sua área, congressos, lançamentos de livros, participe de palestras.

A Proluno oferece uma maneira bem interessante de agregar todas essas informações do professor em um só lugar, estou falando da Página de Perfil do Professor. Neste Link você pode entender melhor do que falo.

4 – Palestras, promoção de cursos - E por falar em palestras, não só participação como ouvinte. Seja o próprio palestrante e se “venda” com um bom cartão de visita (conhecimento, inovação, empatia....). Palestras garantem uma ampla divulgação como profissional e marcam o seu lugar nos mais variados cenários. Aliado a isso, ofereça cursos. É uma boa forma de alavancar a marca pessoal e, mais que isso, ajuda em pesquisas e estudos.

5 – Contato com a imprensa. E todas essas formas de visibilidade o mantém como a própria fonte para a imprensa. Elas fazem com que os jornalistas lembrem de você para embasar alguma pauta. E quando isso acontecer, exponha o que sabe em forma de interesse público. Tendo esse espaço na mídia, procure sempre manter bom relacionamento com ela, inclusive colaborando ao enviar matérias.

Acredita nas suas potencialidades, de suas realizações por onde tem passado e quer ser autoridade em sua área? Então voe alto e não seja modesto quando for vender-se profissionalmente. O seu dia a dia tem provado que isso é um imperativo de sucesso, consolidando a sua imagem, os seus ensinamentos, o seu nome no hall de referência e eternizando-os na memória dos seus públicos de interesse.

P.s.: Conheça nossa plataforma e veja como ela pode lhe ajudar nisso. 

Veja também

Deixe seu comentário